Environment

10% achieved 10,000 for collection target
  1. Launched 27/08/2024
  2. Time remaining 5 months

I agree that my data will be stored . I decide who can see my support. I can revoke this consent at any time .

This petition is also available in English .

Atue já, juntando-se à nossa campanha e assinando a petição.

Juntos, vamos pressionar as instituições europeias a incluir no Pacto Ecológico Europeu a proibição da publicidade à fast fashion, para desencorajar comportamentos não sustentáveis dos consumidores. Apelamos também à aprovação da Diretiva Europeia das Alegações Ambientais, que obrigaria a que todas as alegações ambientais corporativas fossem validadas cientificamente por terceiros independentes. Além disso, defendemos a definição de fast fashion através de regulamentação que limite as marcas a quatro colecções por ano e a um máximo de três gotas por coleção. Para travar a sobreprodução, propomos que os Estados-Membros apliquem sanções às empresas que excedam estes limites.

Juntos, podemos promover uma moda sustentável e combater o greenwashing.

Reason

Em 2015, 63% das marcas europeias lançaram coleções semestrais, mas em 2020, apenas 49% o fizeram, com 71% a depender de pelo menos quatro entregas por ano [1]. Atualmente, as marcas lançam novos modelos a um ritmo sem precedentes, sendo que algumas, como a Shein, acrescentam mais de 7 200 novos modelos diariamente [2]. Este incessante impulso para novas coleções obriga à existência de um modelo de produção de moda de sobreprodução maciça, o que gera emissões substanciais de CO2 e agrava as más condições de trabalho nas fábricas [3].

A publicidade da Fast Fashion impulsiona o consumo ao criar urgência e desejo através de estímulos emocionais, levando à obsolescência emocional, em que as roupas são descartadas por estarem desactualizadas e não por estarem gastas [4]. O desgaste físico representa apenas 35% dos motivos de fim de vida de uma peça de vestuário [1], e os artigos de moda rápida são usados apenas 7 a 8 vezes antes de serem deitados fora [1]. A introdução frequente de novos estilos, por vezes semanalmente, incentiva o consumo excessivo.

Além disso, estudos mostram que a publicidade de greenwashing influencia as percepções dos consumidores, levando-os a aceitar essas alegações sem pensarem duas vezes [5]. Esta prática perpetua o consumo excessivo e os danos ambientais, uma vez que as pessoas contribuem inconscientemente para as alterações climáticas e a poluição sob o pretexto de apoiarem uma moda "sustentável" [6].

Se as actuais tendências de compra se mantiverem, a quota-parte da indústria da moda nas emissões globais de gases com efeito de estufa poderá aumentar para 26% até 2050 [7].

Na União Europeia, tem sido o Parlamento Francês uma das únicas forças políticas a tentar mudar este cenário e adotou em 2024 legislação que proíbe a publicidade a marcas de fast fashion e taxa o vestuário de baixo custo e produzido em massa [8].

Utilizando a França como um bom exemplo, apelamos às instituições europeias para que proíbam a publicidade a marcas de fast fashion em toda a União Europeia. Só através de uma ação colectiva reduzir os efeitos devastadores do consumismo na indústria têxtil.

Thank you for your support, António Emanuel Ramos Abreu from Funchal
Question to the initiator

Tear-off stub with QR code

This petition has been translated into the following languages

Translate this petition now

new language version

Tools for the spreading of the petition.

You have your own website, a blog or an entire web portal? Become an advocate and multiplier for this petition. We have the banners, widgets and API (interface) to integrate on your pages. To the tools

This petition has been translated into the following languages

Translate this petition now