Região: Odivelas

3. Submissão
  4. Diálogo com o destinatário
  5. Decisão

Concordo que meus dados serão armazenados . Eu decido quem pode ver meu apoio. Posso revogar este consentimento a qualquer momento .

A petição é dirigida a: Câmara municipal de Odivelas

Exº Sr.
Presidente da Câmara Municipal de Odivelas,

Basta circular um pouco pela cidade de Odivelas e por qualquer uma das suas freguesias, para rapidamente nos apercebermos que o lixo se acumula nos passeios, nas ruas, nos jardins. Nas esquinas dos prédios acumulam-se poças de urina.Pontas de cigarro amontoam-se por todo o lado, em especial à porta dos locais mais frequentados.
Basta "navegar" um pouco pelas redes sociais com temática referente a Odivelas, para rapidamente nos apercebermos que a situação de higiene urbana no concelho provoca a maior indignação e protesto. Indignação e protesto mais que justos!

Se é verdade que parte do problema reside na falta de sentido cívico de uma grande parte dos odivelenses, também não é menos verdade que, por um lado, esse sentido cívico pode e deve ser aprendido/ensinado, e que, por outro lado, todo o sistema de higiene urbana de Odivelas é por demais insatisfatório. Assim:

-Não se conhece, ao longo de muitos anos, nenhuma campanha de sensibilização dos cidadão de Odivelas para este problema; parecendo qua a câmara ainda não "deu por ele";
-a limpeza das ruas é efetuada "quando o rei faz anos", e, mesmo quando é feita, mostra-se bastante ineficiente;
-o serviço da SIMAR no que diz respeito à recolha do lixo dos contentores é manifestamente insuficiente, acumulando-se o lixo à volta dos mesmos, que estão cheios e permanecem cheios durante um tempo incompreensivelmente longo, fazendo com que os odivelenses acabem por ter de colocar o lixo no chão, à volta dos referidos contentores;
-não existem wc públicos;

Vimos por este meio solicitar a Vª Exª, Senhor Presidente da Câmara, as seguintes ações:

primeira:
realização de uma campanha prolongada e permanente, usando, nomeadamente a colocação de cartazes ( podem ser pequenos cartazes colocados, por exemplo, nas paragens dos transportes públicos) e de preferência escritos em português, e inglês,(tendo em conta que parte da população de Odivelas não sabe português mas, em geral, sabe inglês) apelando à colocação do lixo nos locais próprios e desincentivando o "atirar do lixo para o chão"; distribuição semanal de flyers à população (paragens de autocarro, entrada do metro....) apelando no mesmo sentido.

Segunda:
reorganização dos serviços de limpeza de ruas e jardins, de forma a que este serviço se torne realmente eficaz e regular.

Terceira;
exigência junto da SIMAR da recolha do Lixo dos contentores com intervalos muito menos espaçados, de forma a que deixem de se ver pela cidade, contentores a abarrotar, e lixo espalhado pelo chão por já não caber nos contentores, ou, em alternativa, a criação duma nova empresa municipal de recolha de lixo alternativa à SIMAR e prescindindo-se dos serviços desta, no que respeita à higiene urbana.

Quarta:
Criação de brigadas de fiscalização, que circulem pela cidade e possam autuar aqueles que não cumprem com as suas obrigações cívicas, no que diz respeito à higiene urbana nomeadamente: o passeio de animais de estimação, sem que sejam recolhidas as fezes que os mesmo deixam ficar nos passeios; o deixar garrafas de bebida na via pública; urinar nos passeios junto aos edifícios, etc. Uma circulação regular destas brigadas, em especial nos finais da tarde/noite, muito facilmente detetará este tipo de situações e poderá/deverá autuar os prevaricadores.
Instalação de sanitários públicos nomeadamente em jardins e junto a praças de táxi.

Para que seja mais agradável viver em Odivelas!!!

Odivelas, 16 de Setembro de 2024

Com os nossos melhores cumprimentos.

.

Razões

Ë urgente melhorar a higiene Urbana em Odivelas

Muito obrigado pelo seu apoio, João Carlos Nunes Diniz De Lisboa
Pergunta para o iniciador

Link para a petição

Imagem com código QR

Deslizamento destacável com código QR

fazer o download (PDF)

Detalhes da petição

Petição iniciada: 19/09/2024
Petição termina: 19/03/2025
Região: Odivelas
Categoria: Ambiente

Traduza esta petição agora

Nova versão de idioma

Ainda não há nenhum argumento a favor (PRO).

Ainda não há nenhum argumento CONTRA.

Porque as pessoas assinam

Odivelas ha 5 anos para cá virou lixeira urinol etc.
Com a imigração tornou se desagradável viver cá!
Eu ja moro em Odivelas ha 50 anos e nunca vi odivelas como agora. Sinto-me triste de ver a minha cidade abandonada e suja.
Multas pesadas e fiscalização!!

Ferramentas para divulgar a petição.

Tem seu próprio site, um blog ou um portal web? Torne-se um defensor e promotor desta iniciativa. Temos banners, widgets e API (interface) para incorporar nas suas páginas. Para as ferramentas

Traduza esta petição agora

Nova versão de idioma

Ajude a fortalecer a participação cívica. Queremos que as suas preocupações sejam ouvidas, permanecendo independentes.

Apoiar agora