Environment

Sobre projetos na cidade de Klaipeda que, alegadamente, reduzem as zonas verdes do centro

Petition is addressed to

3 signatures

3 signatures

This petition is also available in English .

Petition is addressed to: Petitionsausschuss des Europäischen Parlaments

O peticionário cita os dados do Instituto de Higiene da República da Lituânia, segundo os quais Klaipeda é a cidade com a maior percentagem de população afetada por doenças do aparelho respiratório, do aparelho circulatório e do sistema endócrino e por tumores. A poluição urbana está a crescer, mas os projetos ambientalmente nocivos no centro urbano têm vindo a aumentar, em vez de diminuírem. As zonas verdes estão a deteriorar-se, visto que muitas árvores adultas têm sido cortadas e que as plântulas cultivadas não têm a mesma capacidade de purificação do ar que as árvores abatidas. O peticionário informa que, de 2011 a 2013, foram abatidas 1 615 árvores e 187 foram replantadas; e que entre 2015 e 2017, foram abatidas 567 árvores em nove ruas da baixa da cidade, tendo sido plantadas 434 árvores. De acordo com as normas em vigor na República da Lituânia, devem existir 25 m2 de área verde de lazer per capita, mas, em Klaipeda, essa área não vai além dos 10,5 m2. O peticionário manifesta-se preocupado com os projetos em curso, os quais são conduzidos sem ter em conta os protestos da opinião pública, violando a Convenção de Aarhus, e são financiados por fundos da UE.

Tear-off stub with QR code

Petition details