fondo
Desde o ataque da Rússia à Ucrânia, a Europa tem vindo a viver um ponto de viragem - tanto dentro como fora da UE. Não é apenas a política, mas também os factores nas áreas da cultura, educação e identidade que irão determinar a direcção em que a Europa se desenvolverá no futuro. Que eventos comemoramos juntos na Europa durante as férias, que conteúdos são ensinados aos jovens na escola e se uma pessoa faz parte da UE como comunidade política ou não tem influência sobre a Europa em que viveremos no futuro. Nesta ronda dos Parlamentos da Casa Europeia, queremos, portanto, dar uma vista de olhos a três questões que podem aproximar a Europa, tanto cultural como politicamente.
Preguntas parciales
1. Há necessidade de um feriado europeu comum para celebrar a história e os valores comuns da Europa?
Fondo: Os feriados públicos desempenham um papel importante na cultura da lembrança e moldam a nossa identidade, bem como a nossa autoimagem cultural. Recordam-nos momentos chave da história (por exemplo, feriados em comemoração do fim de uma guerra), honram a importância dos grupos sociais (por exemplo, o Dia Internacional da Mulher) ou têm conotações religiosas (por exemplo, a Páscoa). Os feriados públicos proporcionam-nos uma oportunidade de estar com a família e amigos, mas também de desenvolver um sentido de comunidade e de promover a coesão social. Até à data, ainda não há nenhum feriado público que honre o projeto de paz europeu ou a história comum europeia. Por conseguinte, perguntamos: Deve haver um feriado europeu comum para honrar a história e os valores comuns da Europa?
A favor de
Os feriados públicos dão estrutura e fiabilidade à cultura da lembrança
Um Dia Europeu pode reforçar a identidade comum e desenvolver um sentimento de pertença e de união.
Um Dia Europeu dá às pessoas a oportunidade e o tempo para se conhecerem umas às outras, também através das fronteiras.
En contra
Um feriado à escala europeia esbate as diferenças regionais e enfraquece as identidades nacionais a longo prazo.
Não há nenhuma ocasião ou acontecimento histórico que realmente una os muitos estados da Europa.
Um feriado europeu teria apenas um carácter representativo, seria percebido por uma elite e, portanto, não contribuiria para um sentimento de pertença abrangente.
2. Deverá o ensino da história nas escolas europeias fornecer mais conteúdos europeus comuns e ir além das narrativas nacionais?
Fondo: As aulas de história na escola desempenham um papel central na forma como percebemos o mundo. Molda a forma como avaliamos e experimentamos o passado, presente e futuro. Atualmente, o conteúdo e as narrativas ensinadas nas aulas de história na Europa variam muito de país para país. Em alguns casos, a história parece mesmo ser utilizada como um instrumento para nos dividir em vez de nos juntar. Queremos, portanto, discutir se um currículo mais unificado no ensino da história, mais centrado na perspetiva europeia, poderia reforçar a unidade e coesão europeias. As aulas de história nas escolas europeias devem ensinar mais conteúdos europeus comuns e ir além das preocupações nacionais?
A favor de
A história nacional é sempre também história europeia. Ambos devem ser ensinados em conjunto.
Pode surgir um sentido de coesão, identidade comum e compreensão internacional.
Uma compreensão mais profunda da história partilhada pode tornar os jovens menos susceptíveis à instrumentalização deliberada da história (por exemplo, pela política).
En contra
A filiação nacional e regional é enfraquecida e os seus próprios costumes e práticas tornam-se pouco claros.
As narrativas partilhadas devem desenvolver-se organicamente e não devem ser construídas e mediadas artificialmente.
A política de educação é da responsabilidade dos Estados nacionais europeus e não deve ser influenciada ou controlada a partir do nível europeu.
Adiciones de las reuniones
Improve the European school system, and the way the history subject is done.
3. O alargamento da UE deve ser acelerado para os países com estatuto de candidatos?
Fondo: Politicamente, a Europa é um continente dividido em pelo menos duas partes: existe uma Europa fora e uma Europa dentro da UE. Se alguém pertence a esta união de Estados europeus desempenha um papel central no desenvolvimento económico, social e político de um país, mas também na forma como é visto por outros. O alargamento da UE tem sido um ponto de discussão acalorado durante muitos anos. Os Estados dos Balcãs Ocidentais, Ucrânia, Geórgia ou Moldávia são atualmente candidatos e, por conseguinte, estão a caminho da UE. Mas desde a guerra na Ucrânia, a discussão sobre o alargamento da UE atingiu um novo nível e uma nova prioridade. A adesão à UE não só oferece benefícios económicos ou sociais, como também desempenha um papel importante na segurança nacional. É por isso que queremos discutir: O alargamento da UE deve ser acelerado para os países com estatuto de candidatos?
A favor de
Acelerar o processo de adesão à UE ajuda a proteger os Estados da influência de Estados autocráticos e antidemocráticos.
A adesão à UE abre novas oportunidades económicas e culturais tanto para os novos Estados-Membros como para os já existentes.
Uma decisão positiva reconheceria os esforços e progressos feitos pelos países candidatos nos últimos anos (por exemplo, durante a chamada "Conferência dos Balcãs Ocidentais").
En contra
Os critérios e requisitos de adesão devem ser respeitados e não suavizados por razões políticas.
Um alargamento precipitado pode levar a uma desestabilização de toda a UE e dos seus mecanismos de funcionamento. Maior não é sempre melhor.
Quanto mais diversos forem os estados membros da UE, mais difícil se tornará a política da UE.
Fuentes
- futureu.europa.eu/processes/Education/f/36/proposals/10466?locale=en
- pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Europa
- www.coe.int/en/web/history-teaching
- rm.coe.int/CoERMPublicCommonSearchServices/DisplayDCTMContent?documentId=090000168065456f
- european-union.europa.eu/principles-countries-history/joining-eu_pt
- ec.europa.eu/environment/enlarg/candidates.htm
Evaluación
Corajoso para o futuro: É necessário que a Europa tenha mais integração cultural e política abrangente?:
Consentimientos 42
Rechazos 1
Abstenciones 8
1. Há necessidade de um feriado europeu comum para celebrar a história e os valores comuns da Europa?
Los resultados de la votación constan de 373 resultados ingresados.
Tendencia (mediana)
Promedio
2. Deverá o ensino da história nas escolas europeias fornecer mais conteúdos europeus comuns e ir além das narrativas nacionais?
Los resultados de la votación constan de 359 resultados ingresados.
Tendencia (mediana)
Promedio
3. O alargamento da UE deve ser acelerado para os países com estatuto de candidatos?
Los resultados de la votación constan de 356 resultados ingresados.
Tendencia (mediana)
Promedio